Acupuntura na gestação

A acupuntura é uma pratica milenar que visa o equilibrio energético e a cura de doenças por manejo da energia do corpo humano. A concepção chinesa visa corrigir as perturbações do equilibrio Yin – Yang determinando a saúde com a aplicação de estímulos através da pele utilizando agulhas em pontos específicos nos trajetos dos meridianos por onde ocorre a circulação da energia.
Desde de que a prática chegou ao Brasil o número de adeptos só tem crescido.
Tendo em vista que o período da gestação é delicado, com muitas mudanças e de uso de medicações restrito, a prática da acupuntura acaba sendo uma alternativa viável.
A prática da acupuntura pode contribuir de diversas formas durante a gestação como por exemplo: no controle da ansiedade, no trato intestinal, na prevenção de fissuras, na amenização dad dores lombares, nas alterações de humor e no auxilio ao parto. Tem se observado que a acupuntura auxilia de forma eficiente nos dias que entecedem a data prevista do parto e também no franco trabalho através do estímulo de pontos específicos que ajudam no alívio das dores, no encaixe do bebê e na “descida”.
Alguns estudiosos dizem que os bebês de mães submetidas à prática da acupuntura durante a gestação nascem mais equilibrados, já que esse é um dos objetivos do tratamento.
Como acupunturista, posso garantir que é muito emocionante quando estamos fazendo acupuntura na gestante e a barriga começa a “mexer”.

Karolina Amorim Quintino 
Psicóloga, Acupunturista e Doula