Pediatra na sala de parto


A presença do pediatra na sala de parto é uma recomendação do Ministério da Saúde desde 1993. Um profissional capacitado para reconhecer situações de emergência e oferecer os primeiros cuidados ao recém nascido é uma estratégia para diminuir a mortalidade e morbidade no período neonatal.
Além de assegurar o atendimento nos casos de nascimento de risco, o pediatra deve oferecer uma atendimento baseado nas ultimas evidencias cientificas. 
Para o bebê que nasce com boa vitalidade, o primeiro passo é diminuir a perda de calor. Logo após o nascimento, o bebê deve ser colocado diretamente no colo ou ventre de sua mãe, envolvido em panos secos e aquecidos e secado com movimentos delicados. Desta forma a temperatura corporal é mantida, respeitando a integridade física do binômio mãe bebê. 
O contato pele a pele imediato, procedimento preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1996, alem de facilitar a manutenção da temperatura, beneficia significativamente o estabelecimento do vinculo familiar, auxilia na estabilização dos batimentos cardíacos e da respiração do recém nascido. 
Outras práticas descritas como humanizadas no atendimento ao recém nascido devem ser pesquisadas e discutidas durante a gestação. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta o contato prévio com o pediatra ou neonatologista que participará do parto através de uma consulta durante o pré-natal. Este primeiro contato pode trazer maior confiança e tranquilidade no momento do parto. Em muitos hospitais da região o atendimento neonatal é realizado pelo pediatra de plantão, entretanto na grande maioria dos hospitais privados de São Paulo a presença de um pediatra externo, escolhido pela família garante o acompanhamento diferenciado ao recém nascido. 
Outras ações refletem o cuidado humanizado apos o parto, em especial posicionar o bebe próximo ao seio materno dando a ele a oportunidade de buscar o peito e mamar dentro da primeira hora de vida.

Maria Otilia Bianchi 
Pediatra e neonatologista colaboradora do Grupo Vínculo