A MAMADEIRA ATRAPALHA O ALEITAMENTO MATERNO? ELA REALMENTE INTERFERE NA POSIÇÃO DOS DENTES?


O uso da mamadeira é um assunto polêmico, há especialistas contra e outros a favor. A criança que passa muito tempo com a mamadeira na boca tem grande chances de prejudicar sua fala, sua dentição e até seu desenvolvimento psicológico.

O bebê, durante a amamentação no seio materno, realiza movimentos que exercitam a respiração e a musculatura facial. A sucção do leite e a deglutição fortalecem os músculos faciais e direcionam a formação dos ossos do rosto. Amamentar ajuda no fortalecimento e tonificação da língua, bochechas e lábios.

Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente e a preferência do bebê por ela vem da facilidade com a qual ele recebe o leite, principalmente quando este flui por um grande furo no bico.

A criança fica mais tranquila quando está no seio da mãe, sem ter que compensar a ansiedade com o bico artificial (mamadeira e chupeta), bico este que, se utilizado inadequadamente, pode causar os seguintes problemas: 

- atresia da maxila (arcada superior estreita)                                                              

- mordida aberta (dentes anteriores não se tocam)

- retrusão mandibular (queixo pequeno)

- apinhamento dental (falta de espaço para os dentes) 

  
   

A criança que faz uso de mamadeira costuma tomar-se sua companheira ao longo de anos,habituando-se a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries e, além disso, tende a recusar alimentos que requeiram mastigação.

 Vídeo da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo : Usar mamadeira atrapalha o aleitamento materno?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zTJ_5i3zg-I

Especialistas dizem que a sucção do bico da mamadeira é totalmente diferente da sucção no peito, podendo provocar a confusão de bicos e levar ao desmame precoce, que é uma das principais causa de mortalidade infantil

O bico artificial (mamadeira e chupeta) também pode fazer com que a criança se torne uma respiradora bucal, podendo provocar graves problemas respiratórios, de sono, de fala, humor, defeito na arcada dentária e déficit de aprendizagem.

Veja o que está escrito nos seguintes rótulos:

Bico artificial, mamadeira e chupeta:

 Leite NAN:

  Leite Ninho:
  
 
 

A dica para quem quiser evitar o uso de bicos artificiais é oferecer o copinho, quando os sucos forem introduzidos na dieta do bebê, a partir dos seis meses. Assim, a criança não necessitará usar mamadeira em sua vida.

Saiba mais sobre aleitamento materno no manual do Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

Veja o álbum do Ministério da Saúde promovendo o Aleitamento Materno,
http://www.redeblh.fiocruz.br/media/albam.pdf


Priscila Tripicchio – Ortodontista do Instituto Dentale – TopDent 
e colaboradora do Grupo Vínculo Materno. www.institutodentale.com.br