Parto Humanizado e Empoderamento da Mulher


Por Priscila Huguet -Ginecologista/Obstetra

       Humanizar é dar condição humana, é focar no binômio mãexbebê, é ter uma visão holística, é respeitar a natureza do corpo.

       Humanizar o parto é dar o protagonismo do trabalho de parto e parto de quem é de fato, a mulher. Os profissionais estarão presentes para intervir CASO NECESSÁRIO. Todos os procedimentos são discutidos antes de serem realizados.

        A humanização do parto e puerpério permite a presença da doula, do acompanhante, evita partos com intervenções, utiliza-se de analgesia somente se realmente for desejada, evita excessiva medicalização dos partos e tem como consequencia a diminuição das taxas de cesarianas.

Os 3 pilares da humanização do parto são:

·         Atendimento e preparação psicofísica do casal ou da mulher por uma equipe multidisciplinar
·         Respeito ao processo fisiológico do nascimento
·         Respeito aos valores culturais do casal

        O casal deve estar bem preparado e integrado com todo o ciclo gravídico- puerperal, de modo a vivenciar uma gestação saudável, acolhendo a “dor do parto” como sua maior aliada, e transformando seu parto num parto ativo. Assim, teremos mulheres realizadas, bebês saudáveis, amamentação facilitada e melhores vínculos familiares.




            O empoderamento é um neologismo originado da palavra "empowerment", que significa delegar poder. Em se tratando de gestantes, significa permitir que cada mulher seja a protagonista de seu parto e que seu direito de parir seja resgatado com riqueza e plenitude. O empoderamento deve ser entendido como um processo pelo qual podem acontecer transformações nas relações sociais, culturais, econômicas e de poder.

           O Empoderamento feminino vem construindo novos mecanismos de responsabilidades coletivas, de tomada de decisões e responsabilidades compartidas. A mulher empoderada para o parto saberá o que se passa em seu corpo neste momento único e assim terá força para enfrentar os obstáculos externos e internos.

           O poder resgatado e conquistado a fará autônoma e capaz, suas escolhas serão respeitadas para que possa parir enfrentando os medos e as dificuldades do processo.

Grupo Vínculo: www.gvinculo.com.br
Informações: gvinculo@gmail.com