“Um presente: NATAL”



O que é o Natal? Qual o seu significado em sua vida?
O Natal é comemorado, respeitado e vivenciado de formas diferentes para as pessoas, sociedades, culturas e religiões.
Em sentido literal significa: “que se diz respeito ao nascimento; onde se deu o nascimento, dia do nascimento; dia em que se comemora o nascimento de Cristo.”*
Para nós mulheres esta palavra é um momento infinitamente especial e importante em nossas vidas, que deve ocorrer de tal forma, portanto, devemos cuidar com amor e carinho, buscar informações para que assim seja. Não podemos deixar que o NOSSO NATAL e o PRIMEIRO NATAL de nossos filhos sejam modificados e industrializados como o NATAL.
Escrevo este texto para que neste NATAL possamos refletir sobre o modo de nascimento da sociedade do Séc XXI, porque o que há de melhor é a tecnologia, aparelhos sofisticados, roupas lindas, móveis maravilhosos??? Será que isso é o que temos de melhor para apresentar ao ser humano ao chegar ao mundo?
Cada parto, cada gestação na vida de uma mulher é um Natal. É o nascimento de uma mãe, de um ser humano, de uma nova história, o renascimento de uma, duas ou mais vidas, de uma família.
Agora pensem, nesta data comemorativa, que estamos vivendo, como estão se preparando?? Velas pela casa, árvore enfeitada, comidas deliciosas, roupas novas, cartões com mensagens para a família, corações ansiosos pelo ano que vêem, felizes, esperançosos, como se uma nova história fosse começar. Já diziam os poetas que o novo ano é uma forma que o homem encontrou de renovar as energias...
E o seu NATAL FEMININO? O quão é importante para você? Como as mulheres estão se preparando para este natal? Qual a exigência de qualidade de informação, atendimento, e o ritual de preparação para este momento, o que envolve?
Como você gostaria que fosse o PRIMEIRO NATAL seu e do seu filho? Preparem-se com o mesmo carinho, busque respeito a vocês, acolhimento, e o mais importante FAÇAM parte deste momento e não estejam apenas presentes, como fazer? Envolvam-se cuidem de cada detalhe, entendam cada transformação, busquem o que há de melhor em informação, isto na maioria das vezes não envolve tecnologia hi-tech e sim cuidado, atenção, carinho, respeito, que são primordiais o resto que é o “luxo” da vida do dia a dia, se constrói aos poucos com o seu filho ao lado.
Para 2012 desejo que nós, GRUPO VÍNCULO, possamos colaborar, participar e compartilhar orientações e informações para que vocês e outras muitas mulheres, modifiquem a realidade do NATAL FEMININO em nossa cidade e o mais importante tenham o NATAL mais humano, feliz e de queridas recordações que uma mulher merece ter.
Meu “presente” é compartilhar com vocês um texto de um livro de Michel Odent** que, tenho certeza, as fará refletir sobre o Natal e o SEU NATAL em especial.
Se o Natal cristão foi o nascimento de uma nova história para o mundo e para isso...foi lindo como foi...o nosso NATAL é o nascimento de uma nova história em nossas vidas.
Este ano foi o meu Natal profissional, tantos aprendizados, conhecimentos e alegrias, para fechar com chave de ouro e representar o que lhes disse acima, foi delicioso acompanhar um parto e ao final escutar uma simples frase de um casal feliz, com seu bebê aninhado no colo: “Nós a fizemos juntos e a recebemos juntos também!”.
Esperamos vocês conosco em 2012 e obrigada pelo lindo 2011 que vivemos juntos!!

"Leiam: Um novo olhar sobre o nascimento" by Michel Odent

Adriana de Lima Mello
Enfermeira Osbtetra, Doula e Educadora Perinatal.

* Minidicionário da Língua Portuguesa, Silveira Bueno.
** Michel Odent. Obstetra Francês que transformou o nascimento em um hospital público na França. Estudioso sobre a importância do período Primal (nascimento até o primeiro aniversário do bebê). Fundador do “Primal Health Research Centre, palestrante pelo mundo a respeito do nascimento. Autor de livros como: “ A cientificação do amor”, “O Renascimento do parto”, “O Camponês e a Parteira”.