Amamentação e Volta ao Trabalho

Por Livia Viti



Olá meninas,

Sabemos que a amamentação exclusiva , isto quer dizer SÓ LEITE DO PEITO é muito importante para o bebê, pois ele não estará previnindo somente doenças infantis, mas também doenças que podem aparecer na idade adulta, como diabetes, obesidade... Além de ser o alimento completo e ideal, pois tem tudo que o bebê precisa!!

Porém sabemos que cada vez mais as mulheres estão tomando conta do mercado de trabalho, ocupando cargos cada vez mais importantes e crescendo nas suas carreiras!!E aí, vem a dúvida: "Como manter a amamentação se o trabalho me chama?"

Foi pensando nisso e sabendo que a licença maternidade de 6 meses ainda é de carater optativo pelas empresas, que nós que trabalhamos com a amamentação também tivemos que pensar nisso!E partindo dessa ideia, vou passar algumas dicas para vocês!

- O bebê que mama no peito pode ter dificuldade para aceitar outros tipos de bico (graças à Deus!hehe..), pois eles estão acustumados ao bico do peito da mãe, que tem outra textura, outra temperatura, elásticidade,formato..etc..e os bicos de borracha não possuem nada disso!!

- A bebê pode passar por todas as fases sem nunca sequer usar uma mamadeira!Isso é veridico!!!E existem muitos casos por aí!

- A partir do 5 mês pós-parto o leite materno começa a ficar com um sabor levemente salgado (a natureza á sábia!) e isso não é a toa!Pois, a partir do sexto mês o bebê iniciará com as papas!

- Outro fato importante: O que faz a mulher manter a produção do leite????O estímulo!Portanate, quanto mais ordenhas a mãe fizer, mais ocitocina e prolactina será produzida e mais leite!!Portanto, mamãe que forem retornar ao trabalho: façam ordenha!Eu sugiro a manual (leva um tempo de prática!), mas tem mães que se beneficiam com as bombinhas vendidas no mercado!

-O leite HUMANO tem validade de 12 horas na geladeira!E 15 dias no freezer!Portanto, ordenhem e armazenem seus leites!!

- Segue um site de produtos para ordenha, aramzanamento e transporte do leite humano (o hospital que trabalho compra os copinhos e os frascos desse local):


- E esse site é um folder do Ministério da Saúde sobre a ordenha:


Qualquer dúvida estamos a disposição!!

Dicas da fonoaudióloga Livia Viti do Grupo Vínculo